O Corpo Humano - Segunda Temporada
Capítulo 2: A Química do Corpo
5º Episódio: Vitaminas, qual a sua importância?
As vitaminas são compostos orgânicos não sintetizados pelo organismo, sendo incorporados através dos alimentos. Elas são importantes em diversos processos bioquímicos do organismo, especialmente como catalisadoras de reações químicas. As principais fontes de vitaminas são as frutas, verduras, legumes, carnes, leite e cereais.
Atualmente temos conhecimento de 13 vitaminas que são de necessidade para o nosso organismo, elas são classificadas em dois grupos de acordo com a sua solubilidade:
Hidrossolúveis (solúveis em água): São absorvidas em água, complexo B e vitamina C, não podem ser armazenadas no corpo, portanto necessitam de reposição constante. São excretadas através da urina.
Complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12): Auxilia no metabolismo, equilibra o sistema nervoso, conserva os tecidos, assimilação das proteínas e gorduras e colabora na formação dos glóbulos vermelhos.
Proporciona alívio de dores musculares, benefícios para a visão, prevenção de doenças de pele, melhora na concentração e memória, previne a calvície.
Vitamina C: Conserva os vasos sanguíneos e os tecidos, aumenta a resistência a infecções, favorece a cicatrização e o crescimento dos ossos.
Lipossolúveis (solúveis em gordura): Precisam de gordura para serem absorvidas e podem ser armazenadas no corpo. Vitaminas A, D, E e K.
Vitamina A: Atua sobre a pele, retina dos olhos e mucosas. Aumenta a resistência a infecções. Fortalecimento das unhas, dentes e cabelos. Prevenção de doenças respiratórias.
Vitamina D: Fixa o cálcio e o fósforo nos dentes e ossos. Prevenção de osteoporose.
Vitamina E: Antioxidante, favorece o metabolismo muscular, retarda o envelhecimento, alivia a fadiga e previne cãibras.
Vitamina K: Essencial para a coagulação sanguínea.
5 sinais da falta de vitaminas no seu corpo:
1- Pele pálida: Se você perceber que a sua pele está mais branca do que o normal, pode ser a falta de vitamina B12. Você também pode se sentir mais cansado e desanimado além de problemas com a memória. Para restaurar o nível correto desta vitamina, você precisa consumir mais carne e frutos do mar.
2- Olhos inchados: Inchaço ao redor dos olhos e em outros membros pode ser falta de iodo. Fadiga crônica, sonolência e ganhos de peso também podem ser outros sintomas. Você precisa consumir frutos do mar, laticínios e pães.
3- Lábios descoloridos: Lábios pálidos, baixa pressão e resfriados regulares podem ser falta de ferro. Consuma carne vermelha, ovos, frango, castanhas, trigo sarraceno e feijão.
4- Sangramento nas gengivas: Falta de imunidade e problemas com os dentes podem indicar falta de vitamina C. Consuma laranja, limão, pimentão vermelho, repolho, frutas vermelhas, manga e kiwi.
5- Cabelo seco: Cabelos secos e quebradiços cobertos por uma quantidade significante de caspas podem ser falta de vitamina B7. Consuma carne, peixe, frutas, vegetais, cogumelos, lentilhas e ervilhas.
Cuidar da saúde envolve entender como o corpo funciona, seus elementos e sua química. Nosso corpo funciona como uma máquina, é essencial entendermos qual a melhor maneira de operar e quais os combustíveis mais indicados. Assim como o seu carro apresenta problemas e falhas mecânicas antes de quebrar, o corpo também apresenta sinais e sintomas de que algo não vai bem. Perceba os sinais do seu corpo e corra atrás da solução definitiva, muitas vezes mascaramos deficiências através de remédios e soluções momentâneas, mas é fato que em algum momento ocorra um colapso. Para evitar o pior, foque o quanto antes em exercícios físicos e alimentação de qualidade.
Aprenda a fazer alimentos saudáveis e de qualidade! [CLIQUE AQUI]
Perdeu o episódio anterior? Não tem problema! [CLIQUE AQUI]
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!