Blog

Problemas de memória

Por Badiali - 02/12/2021
Problemas de memória

A Mente Humana - Primeira Temporada


 

Capítulo 3: Memória


 

3º Episódio: Problemas de memória


 

Hoje em dia é muito comum ouvirmos relatos de jovens tendo problemas de memória. Muitos acham  que estão com alguma doença e acabam buscando formas erradas de tratamento. É improvável que problemas relacionados a memória com pessoas de até 60 anos de idade estejam relacionados a alguma doença. A grande maioria desses problemas estão relacionados a desatenção e falta de foco.

 

Doenças como ansiedade, depressão, bipolaridade e TDAH influenciam diretamente na memória, na atenção e no foco, além de prejudicarem o sono, que é outro fator muito importante para o bom funcionamento da memória. Se não estiver dormindo bem, certamente terá problemas.

 

Precisamos tomar cuidado com a nossa alimentação, pois o funcionamento correto do metabolismo é extremamente importante para a memória, para o sono e no processo da cura de doenças, tanto físicas quanto mentais.


 

Não existe nenhum remédio aprovado pela ciência médica que, comprovadamente, melhore a memória. Cuidado com promessas falsas!



 

A verdade é que todos os fatores citados acima estão correlacionados e se influenciam mutuamente. Portanto, devemos cuidar melhor do nosso corpo, uma alimentação balanceada, uma boa noite de sono e um pouco de exercício físico já é um bom começo para ter uma saúde melhor e um corpo muito mais produtivo.

 

Nós podemos trabalhar a memória, o foco e a atenção através de exercícios bem simples:

 

  • Leitura;
  • Decorar textos;
  • Jogos de raciocínio;
  • Meditação;
  • Yoga;
  • Praticar esportes;
  • Atividades musicais;
  • Atividades envolvendo números.


 

O envelhecimento também é uma das causas da perda de memória. Mas este fator isolado, está relacionado a um esquecimento comum, gradual e leve. A doença mais famosa relacionada à memória é o Alzheimer, quando é desenvolvido, ela costuma aparecer em pessoas mais velhas, acima dos 80 anos.

 

Alzheimer é uma doença gradual e irreversível, ou seja, com o passar do tempo ela vai piorando, chegando a comprometer funções motoras e deixando a pessoa totalmente dependente.

 

É possível identificar sinais da doença através da observação e também de exames neurológicos específicos, a genética também influencia. Mas o correto é nós trabalharmos a memória e o corpo de forma para que quando chegarmos na terceira idade eles estarão fortes e saudáveis, esta é a melhor maneira de prevenir qualquer doença.





 

Deixe nos comentários as suas considerações, perguntas e quais temas você gostaria que abordássemos aqui.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Newsletter

Receba Minicursos, Videoaulas, eBooks e outros conteúdos gratuitos

Aguarde..