O Corpo Humano - Segunda Temporada
Capítulo 2: A Química do Corpo
1º Episódio: O Sistema Dopaminérgico
A dopamina é tanto um neurotransmissor quanto um neuro hormônio, produzida em diferentes áreas do cérebro. Ela é responsável por importantes funções ligadas ao cérebro, como a cognição, punição, motivação, atenção, humor, sono, movimento voluntário, aprendizagem e memória de trabalho.
O sistema dopaminérgico age como um seletor de comportamentos, e a produção de dopamina é feita naturalmente pelo próprio corpo. O déficit desta substância no corpo pode causar mau humor, desmotivação, estresse, insônia, cansaço excessivo, entre outros sintomas. Já quando há excesso de dopamina, o corpo deixa de produzi-la a fim de regularizar o equilíbrio, neste momento os estímulos precisam ser maiores, o que antes gerava prazer, agora já não supre a necessidade.
O exemplo mais claro são os vícios, seja em drogas, pornografia ou video games, o efeito da dopamina no cérebro é o mesmo. Quanto mais você pratica uma atividade que gera prazer, ao longo do tempo, o corpo irá pedir mais. Por isso temos que ter cuidado com os excessos e sempre levarmos a vida em equilíbrio. Entenda que nem todas as atividades vão gerar um prazer imediato. Para falar a verdade, as atividades mais saudáveis serão também as mais difíceis de serem cumpridas, porém seus efeitos a médio/longo prazo serão muito mais benéficos.
Exercício físico, alimentação saudável e estudar são exemplos clássicos de atividades que geram um desconforto inicial, mas depois de realizar estas atividades nos sentimos muito bem. Isso ocorre pois quando nos expomos à dor e aos desafios, o nível dopaminérgico diminui fazendo com que pequenos estímulos sejam capazes de gerar prazer.
Nós precisamos do equilíbrio, então estímulos de prazer também são igualmente importantes. Descanso, comer besteiras e lazer também devem fazer parte da nossa rotina.
O grande problema é que as pessoas perdem o controle e acabam pecando no excesso. Hoje em dia, a tecnologia nos traz prazer a todos momentos, como por exemplo o Tik Tok. Este aplicativo funciona como uma droga no nosso organismo, gerando muito prazer em pouquíssimo tempo. Assim como os aplicativos de delivery, rapidamente podemos ter qualquer tipo de comida ao nosso dispor, sem muito esforço.
A tecnologia nos trouxe uma série de benefícios, mas a falta de conhecimento a respeito do funcionamento do nosso próprio corpo e mente, juntamente com a facilidade das coisas, está agindo como um veneno para nossa sociedade. Isso explica o aumento absurdo de casos de doenças mentais e o aparecimento de diversas novas doenças.
Claro que isso faz parte da evolução, crescemos muito em diversas áreas. Nestas últimas décadas nós olhamos muito para fora, e isso foi e está sendo muito proveitoso. Agora está na hora de olharmos mais para dentro, ou seja, entendermos o funcionamento do nosso próprio corpo a fim de nos capacitar para entender e saber lidar com todas essas mudanças.
Não devemos temer o avanço tecnológico. Evidentemente a tecnologia nos ajuda em diversos sentidos, como no combate de doenças, desenvolvimento de medicamentos e vacinas em estações espaciais, comunicação com o mundo inteiro através das redes de internet, dispositivos de segurança e entretenimento.
Mas é de extrema importância procurarmos entender a relação entre mente e corpo, relação com o meio ambiente e da relação com as outras pessoas. Alimentação de qualidade, cuidado com a saúde física, entender as relações energéticas (tudo é energia), desenvolver um senso de coletividade, entender que precisamos um dos outros, desenvolver a compaixão, respeitar a natureza e crescer simbioticamente com ela são preceitos que devemos dar cada vez mais atenção.
Quer um mundo melhor? Ao invés de ficar reclamando dos líderes governamentais, dos desserviços dos outros ou dos problemas do mundo, foque em mudar a si mesmo. Este é o melhor caminho para criarmos uma sociedade melhor, mais justa e menos desigual. Pode começar perdendo menos tempo com aplicativos e passando mais tempo cuidando de você e dos outros, o que acha?
Perdeu o episódio anterior? Não tem problema! [CLIQUE AQUI]
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!