Muitas pessoas que sonham ter seu próprio negócio, alegam a falta de dinheiro como o principal obstáculo para realmente fazer acontecer. Mas, na verdade, não é preciso ter grande capital para criar um empreendimento de sucesso, é possível fazer pouco rendimentos virar muito.
Para conseguir ser bem-sucedido em um empreendimento, não há uma receita correta a seguir. No entanto, para empreender, é preciso ser uma pessoa sonhadora e otimista, com espírito de iniciativa e liderança e, acima de tudo, determinação para fazer as coisas de fato
acontecerem.
Comece por aquilo que você domina
Se você sempre sonhou em ter um próprio negócio, nada melhor do que apostar e investir em algo que realmente goste e se identifique, certo? É fundamental que você domine a área em que pretende ingressar, pois, o conhecimento do que é necessário será um ponto positivo para que tudo dê certo.
Então, nada de arriscar em um segmento na qual você nunca trabalhou antes ou não tem nenhum conhecimento a respeito. Esse é um risco que não é preciso correr, o foco é apenas em algo que você tem conhecimento ou experiências.
Tenha um diferencial
Alimentação, vestuário, serviços, produtos sustentáveis, tecnologia... Não importa qual seja o seu ramo de atuação, você, provavelmente, tem concorrência de todos os tamanhos e tipos brigando por seus clientes. E para que sua empresa tenha um diferencial claro e sustentável, é preciso questionar: o que meu negócio faz, diferente do concorrente, que tem um valor muito grande para o cliente?
Busque sempre por mudanças no seu négocio, coisas simples podem fazer a total diferença, como um bom atendimento, a entrega dos produtos no prazo certo, a oferta de produtos de boa qualidade, etc. Dessa forma, vai ajudar a você conquistar o seu nicho de mercado e alavancar as suas vendas
Planejamento a longo prazo
Planejamento é algo essencial para as empresas. Para se administrar naturalmente o negócio, é preciso manter a disciplina e todos os pontos do planejamento em ordem. Especialistas dizem que empreendedores normalmente apresentam problemas ao lidar com projetos de curto e longo prazo. Uma parte significativa destes empresários não consegue conciliar visão de longo prazo com metas de um curto. Planeje diária ou semanalmente, mas sempre mantendo em mente períodos de anos.
Essa é, sem dúvida, uma das melhores dicas de empreendedorismo para quem está começando. As finanças são a base do seu negócio e é por meio da saúde financeira da sua empresa que tudo poderá dar certo. Por isso, ficar de olhos bem atentos a esse fator que é essencial para potencializar as chances positivas do negócio e não ter surpresas desagradáveis.
A dica é não deixar nada acumular, principalmente, ao que se refere ao levantamento do que entrou e saiu da sua empresa. Você pode conseguir isso se, diariamente, fizer um balanço das finanças e definir metas para cada dia, podendo avaliar se as coisas estão indo bem ou se é preciso atenção em um determinado ponto.
Reinvista sempre
Nos primeiros momentos da empresa, prefira sempre reinvestir o dinheiro. Esqueça o lucro nos primeiros meses de negócio. Empresários bem sucedidos dizem que, quem busca lucros muito cedo, provavelmente será dono de um negócio regular, isto é, se ele prosperar.
Muitos empresários compram um carro importado no primeiro ano de empresa, quando deveriam direcionar esse dinheiro para os negócios, por conta de erros como esse muitas empresas brasileiras vão à falência logo nos primeiros dois anos de existência. Tenha sempre em vista o futuro e os frutos que irão nascer depois.
Seus empreendimentos merecem ter sucesso! Você é o principal responsável, que tal começar a se planejar agora?