O Corpo Humano - Segunda Temporada
Capítulo 2: A Química do Corpo
3º Episódio: O Hormônio do Estresse
A adrenalina é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais quando uma pessoa tem emoções fortes como euforia, medo ou raiva. Quando estamos em situações extremas, entramos em estado de alerta e enviamos informações sensoriais para a hipófise, que é a glândula responsável por controlar as suprarrenais.
A partir daí o corpo dispara uma série de reações químicas e físicas, conhecidas como reações de luta ou fuga, fazendo você focar totalmente naquela situação. Os batimentos cardíacos aceleram, a pressão sanguínea aumenta, as pupilas se dilatam, mais sangue é enviado para os músculos e mais glicose é enviada para as correntes sanguíneas, disponibilizando mais energia para o corpo.
O resultado de todas essas ações é que além do estado de alerta, você ficará mais tenso, mais forte e mais rápido por alguns instantes. O corpo não é capaz de manter este estado por muito tempo, então em seguida acontece a homeostase, que é o equilíbrio de hormônio e neurotransmissores no corpo.
Existem duas consequências para este processo:
1ª- Sensação de prazer: Devido às alterações causadas pelo excesso de adrenalina no corpo alguns benefícios são notados, como: aumento da imunidade, confiança, autoestima e resistência. Esta combinação de fatores gera uma sensação de prazer e bem estar, por isso muitas pessoas são viciadas em esportes radicais e jogos de azar.
2ª- Estresse excessivo: Todas essas alterações no corpo causam um grande desequilíbrio, estressando o corpo. Um corpo estressado desregula todas as suas funções, prejudicando o seu funcionamento como um todo. Sabe-se que o estresse é o maior causador de doenças no mundo, portanto a exposição demasiada à adrenalina pode gerar uma série de doenças a médio/longo prazo.
É importante sair da zona de conforto e se expor aos riscos e desafios da vida, isso revigora o corpo, nos impulsiona, traz vitalidade e motivação. Porém é necessário fazer isto com inteligência, o estresse exagerado e contínuo certamente fará com que seu corpo adoeça, física, mental e emocionalmente. O melhor caminho é sempre uma vida equilibrada.
Aprenda a controlar melhor o seu corpo [CLIQUE AQUI]
Perdeu o episódio anterior? Não tem problema! [CLIQUE AQUI]
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!