A Mente Humana - Primeira Temporada
Capítulo 2: Mente Subconsciente
4º Episódio: Mensagens subliminares
Mensagens subliminares são estímulos que não podem ser percebidos pela mente consciente pois estão abaixo do limiar de percepção, mas que podem ser registrados pelo cérebro e influenciar o nosso comportamento.
Esse estudo começou no período da segunda guerra mundial, ficando realmente popular com o pesquisador de mercado James Vicary. Os líderes começaram a perceber que poderiam influenciar seus inimigos e a própria nação, de forma que não percebessem.
Devido a um mecanismo do nosso cérebro chamado de Sistema de Ativação Reticular (SAR) nossa atenção é focada para as informações mais relevantes no momento. Isso acontece pois milhões de informações estão sendo processadas pelo nosso cérebro o tempo inteiro, e para não enlouquecermos precisamos focar apenas naquilo que interessa.
Todas as informações que os nossos órgãos dos sentidos captam estão sendo impressas no nosso inconsciente, e isso pode influenciar nas nossas crenças, decisões, sentimentos e emoções.
É neste processo que as mensagens subliminares funcionam. Mensagens são exibidas propositalmente a ponto da nossa mente consciente nem imaginar que estão ali, porém o nosso inconsciente absorve tudo.
Esta estratégia é muito utilizada pelas indústrias de marketing, propaganda, filmes e desenhos. Praticamente todas as indústrias de comunicação utilizam deste artifício para influenciar a sua audiência.
As mensagens subliminares têm um enorme poder de ação, tanto para o bem quanto para o mal.
Toda mensagem subliminar tem um grau de persuasão, que é a capacidade de influenciar o receptor. O grau de persuasão varia de acordo com o tempo de exposição e a personalidade do receptor.
Tipos de mensagens subliminares
Sintática: Ajudam a contar uma história que já está expressa.
Pragmática: Não têm relação nenhuma com a história.
Subjetiva: Agrupamentos de manchas, figuras ou pontos aparentemente sem sentido, mas que podem conter significados subjetivos, porém reais.
Apelativa: Aparecem descaradamente a fim de passar uma mensagem específica.
Subconsciente: Mensagens camufladas, que à primeira vista fazem parte de uma arte/imagem comum, mas olhando detalhadamente remetem a uma informação específica.
Formas de absorvermos essas mensagens
Visual: Mensagens contidas em filmes, novelas e comerciais. São frames imperceptíveis pela mente consciente mas que são absorvidos pelo inconsciente.
Sonora: Músicas e sons específicos. O exemplo clássico são as músicas que quando tocadas ao contrário passam uma mensagem.
Olfativa: Mensagens passadas através dos cheiros, estratégia muito utilizada nas praças de alimentação.
Gustativa: Sensações, lembranças e emoções revividas por sabores. Pode ser usado como estratégia para fazer um cliente voltar mais vezes a um restaurante.
Cinestésica: Mensagens através do tato ou de vibrações que causam sensações, como arrepios, suor, mudança de temperatura. Muito utilizado na abertura de shows.
Toda mensagem subliminar, necessariamente, passa pelo nosso sistema sensorial, e como são imperceptíveis e muitas vezes irrelevantes, acabam indo para o inconsciente. Como tudo que absorvemos fica registrado no inconsciente, de alguma forma, alguma hora essas mensagens podem ser resgatadas e afloradas em nosso corpo/mente seja por vontades, desejos, medos, receios, etc..
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!