Blog

Linguagem Corporal

Por Meu Curso Favorito - 14/05/2020
Linguagem Corporal

Para falarmos de linguagem corporal primeiro precisamos entender o conceito básico de comunicação. Ela possui diversas definições, mas podemos entendê-la como o processo pelo qual um ser entende outro através de fatos que possuem algum significado. Existem dois modos de comunicação, a verbal e a não verbal, logo a linguagem corporal se enquadra na comunicação não verbal.

 

Há três classes de movimentos não verbais observáveis: os faciais, gesticular e os de postura que representam cerca de 55% da nossa comunicação. Estes movimentos nos passam muitas mensagens, e vão da cor dos olhos, comprimento do cabelo, movimentos do corpo, postura, e até o tom da voz, passando por objetos, roupas, distribuição do espaço e do tempo.

 

 

A interpretação da postura 

 

A postura é a chave não verbal mais fácil de descobrir, e observá-la pode ser muito interessante. Estudos feitos ao redor do mundo comprovam que pessoas com pensamentos semelhantes tendem a imitar a postura um do outro, seja de forma congruente ou espelhada, já o contrário também acontece, pessoas com pensamentos muito diferentes tendem a criar barreiras corporais entre si.

 

A interpretação da postura é muito utilizada em diversas áreas, como a advocacia, observar a postura das partes num processo pode ajudar o juiz a tomar uma decisão. Ela também é muito utilizada pelas pessoas mais bem sucedidas na área de vendas. O fato é que com nosso consentimento ou não, a postura interfere muito nas nossas relaçoes interpessoais, compreendê-la trará diversos beneficios para você.

 


Movimentos corporais 

 

Os movimentos que seu corpo reproduz diz muito sobre seu estado atual. Como, por exemplo, num simples ato de caminhar, o homem que pisa com força ao caminhar nos da a impressão de ser um indivíduo decidido. Se caminhar ligeiro, poderá parecer impaciente ou agressivo, embora se com o mesmo impulso o faz mais lentamente, de maneira mais homogênea, nos fará pensar que se trata de uma pessoa paciente e perseverante. Outra o fará com muito pouco impulso, como se cruzando um gramado cuidando de não arruiná-lo e nos dará uma idéia de falta de segurança. O fato de levantar os quadris exageradamente dá impressão de confiança em si mesmo; se ao mesmo tempo se produz uma leve rotação, estamos diante de alguém garboso e desenvolto. Se a isto se adiciona-lhe um pouco mais de ritmo, mais ênfase e uma figura em forma de violão, teremos a maneira de caminhar que, em uma mulher, faz os homens se virarem para olhar, na rua.

 

Isto representa o "como" do movimento corporal, em contraste com o "que": não o ato de caminhar em si, mas sim a maneira como é feito; não o ato de estreitar a mão, mas sim a forma de fazê-lo. A proporção entre gesto e postura é uma forma de avaliar o grau de participação de um indivíduo em uma determinada situação. Um homem que sacode energicamente os braços não parecerá convincente se seus movimentos não se estendem ao resto do corpo.

 

 

Os Gestos 

 

Claramente os gestos de uma pessoa dizem muito o que está se passando dentro da sua cabeça, mas devemos ter cuidado! Gestos são comparados a palavras, possuem diversos significados, por isso devemos interpretá-los dentro de um contexto. Uma pessoa perceptiva é a que lê bem as frases não verbais e as compara com as expressas verbalmente.

 

Segue exemplos de posturas gestuais mais corriqueiras:

 

  • Pernas e braços cruzados indicam resistência às suas ideias.
  • Copiar sua linguagem corporal é um bom sinal.
  • Gestos feitos com as palmas viradas para baixo e gestos abertos indicam liderança.
  • Olhar nos olhos passa confiança.
  • Sobrancelhas levantadas indicam desconforto.
  • Balançar a cabeça exageradamente sinaliza ansiedade por aprovação.
  • Uma mandíbula contraída sinaliza estresse.

 

 


Espaço pessoal 

 

Já teve seu espaço pessoal invadido? Se lembra dos seus sentimentos?  Isso acontece pelo fato de todo ser humano possuir um espaço pessoal, podemos chamá-lo de zona vital ou campo energético.

 

Todos nós somos formados por átomos, que estão sempre em movimento, consequentemente geram energia constantemente. Todo ser vivo tem um campo energético que transcende o corpo físico, geralmente pessoas que não trabalham muito sua energia interna têm poucos centímetros de campo energético além do corpo físico, enquanto que monges em estado de meditação profunda podem fazer com que seu campo energético alcance quilômetros de distância.

 

Quando outro ser vivo invade nosso espaço pessoal, automaticamente nosso corpo responde de diversas formas, sendo elas positivas ou negativas, dependendo da relação que temos com o outro ser. Sabendo disso, podemos interpretar a reação das outras pessoas ao terem seu espaço pessoal invadido, bem como a nossa própria reação.

 

 


Expressão facial 

 

Nós podemos interpretar o estado emocional de uma pessoa, como a alegria, a tristeza, o medo, a raiva, a surpresa, o asco ou o afeto, pela simples observação dos movimentos do rosto de nosso interlocutor.

 

Provavelmente, o ponto mais importante da comunicação facial encontraremos nos olhos, o foco mais expressivo da face. O contato ocular é um sinal chave em nossa comunicação com outros, sendo a mais sutil das formas de expressão corporal.

 

Para conseguir uma boa relação com outra pessoa, deve-se olhar para ela durante 60 ou 70% do tempo, assim a pessoa começa a sentir mais empatia pela outra. Qual olho nos direcionamos também influência diretamente na relação, olhar para o olho esquerdo toca mais na parte emocional do indivíduo, já no olho direito, racional.

 

 

Apresentamos apenas um pequeno resumo sobre Linguagem Corporal, se aprofundar neste tema pode trazer muitos benefícios para você. Caso queira se aprofundar ainda mais neste tema, é só clicar AQUI.

 

 

Gostou? Deixe seu comentário, compartilhe com os amigos e se cadastre para receber diversos conteúdos GRATUITOS como minicursos, ebooks, videoaulas, cursos, entre outros! É SÓ CLICAR AQUI!

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Newsletter

Receba Minicursos, Videoaulas, eBooks e outros conteúdos gratuitos

Aguarde..