Blog

Hormônio do estresse ou da vida?

Por Badiali - 27/01/2022
Hormônio do estresse ou da vida?

O Corpo Humano - Segunda Temporada


 

Capítulo 2: A Química do Corpo


 

4º Episódio: Hormônio do estresse ou da vida?


 

O cortisol é um hormônio produzido pela glândula suprarrenal, chamado circadiano, ou seja, ele é produzido 24 horas por dia. Ele é regularizado pela glândula pineal que funciona de acordo com o movimento solar. Todo ser vivo na Terra possui o mesmo mecanismo, quando estamos dormindo (ausência de luz solar)  ele apresenta níveis baixos, quando estamos acordados o nível de cortisol aumenta. É importante entendermos isso para agirmos de acordo, dormir cedo e acordar cedo (antes das 7 horas) é muito importante para a manutenção correta do corpo.

 

O cortisol é necessário para manter a pressão arterial, força muscular, produção de açúcar no sangue, respiração, dentre outros fatores. O fato é que, assim como qualquer outra substância do nosso corpo, se não está em equilíbrio pode causar consequências negativas.

 

Quando este hormônio apresenta taxas elevadas, ocorre a glicemia, que é o aumento da taxa de açúcar no sangue, podendo causar diabetes, aumento de peso, acúmulo de gorduras, enfraquecimento da pele, ossos e músculos. Cortisol além do normal irá bagunçar o seu metabolismo.

 

Agora, quando as taxas de cortisol estão abaixo do normal, ocorre a hipoglicemia, que é a baixa quantidade de açúcar no sangue, podendo causar perda excessiva de peso, maior sensibilidade ao estresse e pressão baixa.

 

Mais uma vez podemos concluir que devemos buscar sempre o equilíbrio na vida. Alimentação, sono e respiração são os  três elementos essenciais para um corpo saudável. Vamos agora te passar 7 dicas para controlar o nível de cortisol no corpo: 

 

  1. Dormir bem: Dê preferência por dormir na hora correta, 8 horas seguidas e no escuro total;
  2. Respiração:  Respirar corretamente ajuda a regular o corpo todo (respiração completa e diafragmática);
  3. Salivação: Salive 9 vezes e engula. Este processo ajuda a desativar o sistema parassimpático;
  4. Sexo: Apenas imaginar algo erótico já ajuda a diminuir o cortisol;
  5. Triptofano: Como falamos no episódio anterior, esta substância produz serotonina e melatonina, grandes agentes reguladores de cortisol;
  6. Exercício físico: De preferência os mais exaustivos como musculação e lutas;
  7. Banho frio: Lavar o rosto e molhar a cabeça também ajudam.



 

Perdeu o episódio anterior? Não tem problema! [CLIQUE AQUI]


 

Deixe nos comentários as suas considerações, perguntas e quais temas você gostaria que abordássemos aqui

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Newsletter

Receba Minicursos, Videoaulas, eBooks e outros conteúdos gratuitos

Aguarde..