A Mente Humana - Primeira Temporada
Capítulo 4: Reprogramação Mental
5º Episódio: Hipnose
Existem algumas definições para a hipnose, uma delas é que é um estado alterado da consciência, definição aceita por muito tempo. Hoje sabemos que a hipnose é um estado natural da nossa mente, de foco e concentração. Entramos em hipnose diversas vezes ao dia, como quando estamos assistindo um filme e entramos tão profundamente na história, que conseguimos sentir as mesmas emoções que os personagens, quando estamos lendo um livro ou até mesmo quando estamos dirigindo.
Com o estudo do comportamento da mente humana nós descobrimos que este estado natural hipnótico pode ser acessado conscientemente, seja conduzido por outra pessoa ou sozinho. Aliás, toda hipnose é uma auto-hipnose, ninguém tem o poder de hipnotizar alguém sem o seu consentimento.
Se você tem medo de ser hipnotizado, pode ficar tranquilo. Quando entramos em hipnose o nosso senso moral e a força de vontade continuam valendo, nós continuamos conscientes e capazes de tomar decisões e recusar sugestões.
Como funciona?
Para facilitar a compreensão vamos dividir em duas hipnoses, a induzida e a natural.
A hipnose induzida acontece quando baixamos a atividade cerebral, reduzindo a frequência de vibração do nosso cérebro das ondas Beta para as ondas Theta. Esta frequência é característica do estado de torpor/sonolência, entramos neste estado quando estamos prestes a dormir, entre o estado de vigília e o sono leve.
É possível alcançarmos este estado por meio de técnicas específicas envolvendo toques no corpo, sugestões e trabalhos com os olhos. Neste estado de torpor a nossa mente subconsciente está mais “aberta” e suscetível a sugestões.
Já a hipnose natural acontece devido ao funcionamento do nosso cérebro, que está a todo momento captando milhares de informações do meio e também do nosso corpo. Para não enlouquecermos, temos que focar em uma tarefa específica, por isso as outras entram em modo automático, num estado de hipnose.
Quando estamos andando e mexendo no celular, por exemplo, diversas atividades estão no modo hipnótico automatizado, como as nossas funções vitais e o próprio ato de andar, sendo que a nossa atenção está voltada para o celular.
Todas as pessoas podem ser hipnotizadas?
Sim, todas podem ser, porém existem pesquisas que dizem que 10% das pessoas tem muito mais dificuldades e 10% tem grande facilidade, os outros 80% estão na média.
Auto Hipnose
Existem diversas formas de praticar a auto hipnose, mas iremos compartilhar um método simples e que pode ser usado por qualquer pessoa. O intuito da auto hipnose é de cura, ou seja, através de sugestões dadas por você mesmo, o seu subconsciente mudará a forma de agir e isso irá refletir no seu corpo e mente.
Trabalharemos a fixação ocular, abertura e fechamento dos olhos, respiração e contagem:
Ao finalizar o processo, você pode realizar uma contagem que, ao final, levará você ao despertar com o máximo de energia possível (Irei realizar uma contagem de 1 a 5 e ao chegar no 5 despertarei totalmente disposto).
Esta simples prática é capaz de curar doenças físicas e mentais, trazer um sentimento de plenitude, despertar o amor e a compaixão, se livrar de doenças como depressão e ansiedade, liberar bloqueios mentais e reverter uma mente doente para uma mente criadora. A auto hipnose é uma prática que precisa ser feita regularmente para obter maiores resultados.
Perdeu o episódio anterior? Não tem problema! [CLIQUE AQUI]
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!