A Mente Humana - Primeira Temporada
Capítulo 3: Memória
5º Episódio: Gatilhos mentais
São estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente na nossa tomada de decisão. São reações praticamente automáticas que temos ao receber esses estímulos.
Eles podem produzir sintomas emocionais positivos, como alegria, motivação, calma, coragem e pensamentos positivos. Mas também podem produzir sintomas emocionais negativos, como tristeza, medo, pânico, desânimo e ansiedade.
Podemos utilizar esses gatilhos de formas estratégicas em nossa vida, seja para vender alguma coisa, conquistar alguém ou para nos controlar de alguma forma. Eles são uma ferramenta de persuasão e autocontrole que, se utilizarmos com inteligência, podem gerar resultados incríveis.
Existem dois tipos de gatilhos
Gatilhos internos: Têm como origem alguma experiência psicológica. Experiências de vida que carregam uma elevada carga de emoção, podem criar gatilhos, que é um “atalho” para acessar aqueles sentimentos vividos. Também chamados de gatilhos emocionais.
Gatilhos externos: Eles funcionam da mesma maneira que os gatilhos internos, a diferença é que são gerados por fatores do meio ambiente, por exemplo cheiros, músicas, lugares específicos e objetos. Esses fatores geram sentimentos e emoções instantâneas, boas ou ruins.
Nós passamos por muitas situações difíceis e traumáticas ao longo da nossa vida, e elas podem gerar uma série de gatilhos que vão nos prejudicar em vários sentidos. O grande problema é que muitas vezes nós nem conseguimos identificar o quão mal esses gatilhos estão nos fazendo.
Como reconhecer gatilhos em mim?
Claro que, primeiramente, indicamos consultar profissionais capacitados para isso, como psicólogos, psicanalistas e psiquiatras.
Além da ajuda profissional, nós podemos nos capacitar para identificar, entender e alterar/remover esses gatilhos mentais. Comece a perceber quando você reagir de uma forma muito negativa, intensa, inesperada e desproporcional a alguma situação, local, pessoa ou estímulo sensorial.
Reconheça quando a sua reação a um evento tem mais relação com o passado do que com o presente. Começará a identificar alguns gatilhos e, com o tempo, poderá trabalhar eles.
Gatilhos geram emoções que geram atitudes. Por isso é imprescindível a realização de um trabalho de introspecção para identificar quais os sentimentos e emoções que vigoram em você. Ao reconhecê-los, comece a buscar o por que aquilo existe e de onde vem. Compreendendo melhor os seus sentimentos, terá capacidade de alterá-los.
Planeje antecipadamente estratégias para enfrentar as suas emoções, para quando os gatilhos forem acionados. Muitas vezes nós já sabemos situações que mexem com as nossas emoções e podem nos levar a perder o controle, então desenvolva métodos e ferramentas de autocontrole para esses momentos. Saber usar a respiração de forma correta é um ótimo exemplo de ferramenta.
Os gatilhos mentais são muito conhecidos e aplicados pelas indústrias de marketing e propaganda. Revistas, trailers, comerciais, outdoors, jornais, todos esses meios de comunicação utilizam técnicas de persuasão envolvendo gatilhos.
Se você quer aumentar as vendas ou o desempenho do seu negócio, precisa conhecer os principais gatilhos, nós vamos te mostrar alguns deles:
Entenda quais gatilhos mentais mais combinam com o seu negócio e aplique-os com sabedoria e honestidade, de forma leve e de maneira que sejam praticamente imperceptíveis. Utilize no dia a dia e perceberá os seus resultados melhorarem com o tempo!
Acompanhe o último episódeo [CLIQUE AQUI]
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!