Blog

Feng Shui

Por Badiali - 10/12/2021
Feng Shui

A Mente Humana - Primeira Temporada


 

Capítulo 4: Reprogramação Mental



3º Episódio: Feng Shui

 


Feng Shui é uma arte milenar chinesa que estuda e trabalha as interações entre o ser humano e o espaço. Feng quer dizer vento, e Shui quer dizer água, ou seja, ele trabalha os 2 elementos vitais para o ser humano. Não é algo místico ou esotérico, são conceitos presentes na natureza, como a fluidez, quando as energias não fluem com facilidade dentro de um ambiente, podem gerar consequências no corpo físico, como incômodos, irritações, mal estar, insônia, entre outros.

 

A interação do homem com o meio através de energias é uma sabedoria milenar. O problema é que com tanta informação, correria e estresse, hoje em dia as pessoas nem se dão conta da importância de entendermos essas interações e a influência que elas causam sobre nós.

 

O Feng Shui tem o intuito de equilibrar as energias do vento e as energias da água, trazendo harmonia para os ambientes e consequentemente para as pessoas. Um ambiente harmonioso traz leveza, bem estar, conforto, clareza, inspirações e saúde. 

 

Assim como devemos cuidar do nosso corpo físico e mental, o corpo energético é igualmente necessário. Isso inclui a interação das nossas energias com o meio e também com outras pessoas.


 

Como aplicar a técnica do Feng Shui dentro de casa?

 

Existem diversas vertentes do Feng Shui e muitas maneiras diferentes de aplicá-lo. Mas aqui iremos te dar um passo a passo bem simples para você começar.


 

Faça 4 perguntas para você mesmo:

 

1- Quais são os seus sonhos?

O que você está buscando com o Feng Shui? O que você está querendo para a sua vida? O que você está buscando conquistar a partir da harmonização desse espaço?

Com estas perguntas fica mais fácil trabalhar o Baguá e focar nas áreas que mais lhe interessam no momento.

 

2- Quais são as suas dificuldades?

Quais os problemas que você está enfrentando que estão relacionados com aquele ambiente? Por exemplo, pessoas com insônia, realizar um trabalho no quarto é essencial.

 

3- O que mudou após a sua entrada no espaço?

Tente perceber quais energias entram em contato com você  ao entrar no ambiente. Feche os olhos, sinta e identifique quais emoções e sentimentos que predominam naquele momento.

 

4- Quem passou por este local antes?

Pessoas deixam rastros energéticos, por isso, é preciso identificar quais energias predominavam naquele ambiente antes de você chegar, elas podem sim te influenciar. Seja numa casa, escritório ou até mesmo um carro, livre-se de todas as energias que não lhe pertencem.


 

Depois de responder estas 4 perguntas, vamos aplicar o Feng Shui em 3 passos:

 

1- Dicas para se manter as boas energias num local.

 

Esta primeira etapa consiste em estar sempre lembrando de manter a manutenção do ambiente em dia. Reformas, consertos, limpeza, pinturas, objetos quebrados, bagunça, lixo, tudo aquilo que diz respeito a parte física do espaço. Este simples cuidado, que muitas vezes deixamos de ter, vai possibilitar uma movimentação bem maior do fluxo de energia dentro do ambiente.

 

2- Sugestão de cores, numerologia e curas.

 

Cores e números fazem parte de um estudo profundo da relação deles com o ser humano, com a natureza e com o cosmos. As cores e os números estão presentes em todas as áreas da nossa vida, desde o micro ao macro. Mas neste momento não iremos aprofundar neste assunto.

 

O Feng Shui trabalha em cima de 4 elementos: terra, água, ar e madeira. Estes 4 elementos são muito utilizados nessa segunda etapa, combinando cores e números com estes elementos, nós promovemos a cura. A reposição de móveis é também muito importante pois ajudará na fluidez das energias do ambiente.

 

Estas mudanças atuam como mensagens subliminares positivas que passam a todo momento para o nosso subconsciente sensações de harmonia, produtividade, bem estar, saúde e vitalidade.

 

3- Aplicação do Baguá e das 9 áreas

 

É hora de mapear o  local! Fazemos isso através de um “mapa” chamado Baguá.

 

O Baguá é um mapa com formato octogonal usado pela Escola do Chapéu Negro do Feng Shui para identificar na planta baixa de um imóvel (casa, apartamento, escritório, loja ou empresa) ou mesmo em um cômodo para saber onde ficam os Guás e o que precisa ser harmonizado com as intenções certas para cada ambiente.

 

Os Guás são as áreas que ficam em cada um dos cantos do Baguá e têm seu significado, sua cor, seu elemento e sua forma, sendo que cada Guá simboliza uma área da vida. São elas:

 

Trabalho

  • Cor: Preto e azul escuro
  • Elemento: Água

 

Família

  • Cor: Verde e azul
  • Elemento: Madeira

 

Espiritualidade

  • Cor: Lilás e verde
  • Elemento: Terra

 

Criatividade

  • Cor: Pastel e Branco
  • Elemento: Metal

 

Sucesso

  • Cor: Vermelho
  • Elemento: Fogo

 

Relacionamento

  • Cor: Tons de Rosa
  • Elemento: Terra

 

Prosperidade

  • Cor: Púrpura
  • Elemento: Madeira

 

Amigos

  • Cor: Cinza e Branco
  • Elemento: Metal



 

Bom, agora nós aprendemos como identificar energias ruins, limpar e preparar os nossos ambientes e harmonizá-los com o auxílio das cores, números e dos elementos naturais. Claro que o Feng Shui não vai fazer milagres na sua vida, mas é mais uma excelente ferramenta que certamente irá influenciar positivamente em todas as áreas da sua vida.



 

Perdeu o episódio anterior? Não tem problema! [CLIQUE AQUI]


 

Deixe nos comentários as suas considerações, perguntas e quais temas você gostaria que abordássemos aqui

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Newsletter

Receba Minicursos, Videoaulas, eBooks e outros conteúdos gratuitos

Aguarde..