Blog

Estresse: Como ele influência na sua vida

Por Meu Curso Favorito - 19/05/2020
Estresse: Como ele influência na sua vida

O estresse é o maior causador de doenças no mundo. Mas será que podemos nos livrar totalmente dele? A resposta é não. O estresse é uma resposta física a um estímulo que em diversas situações prepara o nosso corpo para enfrentar desafios. O problema é entrarmos em um estado de estresse permanente, podendo assim desenvolver uma série de doenças.

 

Quando estamos estressados nosso corpo produz diversos hormônios e produtos químicos como a adrenalina, cortisol e noradrenalina. Se permanecemos durante um longo período de tempo neste estado podemos comprometer diversas funções do nosso corpo, como a pressão sanguínea, níveis de açúcar, redução da libido que acabarão desencadeando uma série de problemas.

 

Geralmente ele é causado pelas pressões diárias, muitas vezes sendo nós mesmos os causadores delas. Na era da tecnologia em que vivemos, estamos o tempo todo em comparação com as outras pessoas, muitas vezes por dogmas ou paradigmas nos cobramos para atingirmos resultados que nem nós mesmos acreditamos.

 

 

Mas como aliviar meu estresse?

 

Existem algumas coisas que ajudam a aliviar o estresse, como atividades física em geral, leitura, viagens, relacionamentos saudáveis e a meditação. Mas o ideal é você conseguir identificar os pontos de estresse mais pertinentes na sua vida, entendê-los e então tomar alguma decisão para acabar com ele.

 

A grande maiorias das decisões que temos que tomar na nossa vida requerem profundos momentos de introspecção, precisamos avaliar as situações com calma e profundidade e então tomar uma atitude, como acabar com um relacionamento tóxico, sair do emprego que te faz mal, mudar a alimentação ou até mesmo mudar de país.

 

Como vai a sua saúde? Talvez algumas dores (físicas ou não) presentes em você estejam sendo causadas pelo estresse, talvez você já tenha se acostumado com essas dores e nem percebe mais. As consequências podem ser desastrosas, hipertensão, diabetes, câncer e principalmente o infarto. Acho que vale a pena um esforço para mudar de vida, não é mesmo?

 

Coloque esses alimentos na sua dieta: alface, abacate, aveia, banana, cacau, maracujá, laranja, couve, amendoim, nozes, frango, ovo, castanha, salmão e cereais em geral.

 


Algumas dicas: 

 

Dedique mais tempo do seu dia para atividades que lhe traga prazer.

 

 

  • Preste bastante atenção na sua alimentação.

 

  • Beba bastante água (2 a 3 litros por dia).

 

  • Tome pelo menos 40 minutos de sol por semana.

 

  • Deixe as tarefas de trabalho, no trabalho.

 

  • Não se julgue por "não fazer nada", Você não precisa estar produzindo o tempo todo.

 

  • Aceite sua vida, seu corpo e seus medos como eles são, se quiser mudar então o faça, mas não tente se enquadrar em modelos sociais, a coisa mais linda da vida é a diferença, você é um ser único e não precisa ser igual ou melhor do que ninguém.

 

 

Curiosidades:

 

- Pesquisas indicam que o contato com a natureza tem um grande poder de redução do estresse. O indicado é ter duas horas por semana em contato com a natureza, sendo que esse tempo pode ser fracionado da melhor maneira para você.

 

- O estresse pode estar fazendo você engordar. O hormônio cortisol, responsável pelo estresse, não só faz com que a gordura abdominal se acumule, mas também amplie as células de gordura individuais, levando a que os pesquisadores chamam de gordura “doente”.

 

- O estresse está ligado às seis principais causas de morte: doenças cardiovasculares, câncer, doenças pulmonares, acidentes, cirrose hepática e suicídio.

 

- Uma pesquisa da CNN, realizada em 2009, revelou que a principal razão para o estresse na maioria dos países é o dinheiro. Os países com mais estresse por causa do dinheiro são a Malásia, a China, Cingapura e os Estados Unidos. Os países menos estressados financeiramente são a Rússia, a França e a Itália.

 

- Em Henry IV, de Shakespeare, a descrição de Lady Percy de seu marido desgastado pela batalha, Harry Hotspur, é surpreendentemente semelhante aos sintomas da síndrome pós-traumática atual, como sentimento distanciado dos outros, dificuldade para dormir, depressão e forte ansiedade.

 

 


Muitas vezes precisamos da ajuda de especialistas para conseguirmos aliviar nosso estresse, nós do Meu Curso Favorito disponibilizamos uma série de conteúdos que poderão te ajudar nessa luta, é só clicar AQUI!

 

 

Gostou? Deixe seu comentário, compartilhe com os amigos e se cadastre para receber diversos conteúdos GRATUITOS como minicursos, ebooks, videoaulas, cursos, promoções e muito mais! É SÓ CLICAR AQUI!

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Newsletter

Receba Minicursos, Videoaulas, eBooks e outros conteúdos gratuitos

Aguarde..