A Mente Humana - Primeira Temporada
Capítulo 1: Mente Consciente
4º Episódio: Crenças
A crença é a ação de acreditar em alguma coisa, é sempre maior que o conhecimento. Quando acreditamos que alguma coisa é verdade o cérebro não questiona, ele simplesmente faz e executa aquilo que é verdade, ou seja, tudo que você acredita determina quem você é. São as crenças que dirão o quanto da nossa capacidade será usada para determinada ação, elas podem liberar ou deter o fluxo de idéias.
Os seus aprendizados adquiridos ao longo da vida criam sinapses neurais que formarão a sua programação mental, crenças, que por sua vez determinarão os seus comportamentos, atitudes, resultados, conquistas e qualidade de vida.
Quando as pessoas apresentam condições psicológicas significativas como transtornos ou dificuldades frequentes nas suas relações ou no seu desempenho das suas funções, as suas crenças tendem a ser disfuncionais, irracionais, negativas, rígidas e generalizantes.
Elas se formam ao longo do nosso desenvolvimento, e para se formarem se baseiam em tudo e todos que estão à nossa volta desde o dia da nossa concepção. Pais, familiares, amigos, desconhecidos, cultura local, lugares que frequentamos, experiências positivas e negativas, traumas, ajudam na formação das nossas crenças centrais.
Apesar de algumas pessoas possuírem crenças parecidas, como dois irmãos, por conta da experiência de vida ser única ao indivíduo, nunca todas as crenças serão iguais.
Há dois fatores que ditam o quanto uma crença está enraizada dentro de você, o tempo e a intensidade. Pessoas mais velhas têm mais dificuldades de mudar suas crenças pois as afirmam há muito tempo. Traumas são capazes de fixar uma crença sob um indivíduo instantaneamente.
Graças à neuroplasticidade tudo aquilo que você aprendeu você pode reaprender, ou seja, todas as suas crenças negativas que te impedem de crescer podem ser mudadas. Também levando em consideração o tempo e a intensidade, portanto se você quer mudar alguma crença sua, comece agora! Mas tenha paciência e respeite o tempo necessário para que isso aconteça. Quanto mais intensidade você colocar numa mudança, mais rápido ela virá.
As suas crenças criam suas experiências, e as suas experiências confirmam as suas crenças.
Algumas crenças são muito perigosas para nós. Ao acreditarmos fielmente em algo, acontece um evento chamado escotoma, nós ficamos cegos sob determinados pontos de vista devido à certeza que damos a uma opinião nossa, portanto beneficie-se do benefício da dúvida. Ao questionar tudo nós evitamos a cegueira mental!
Podemos exemplificar com o “ponto cego” do carro, o espelho retrovisor consegue enxergar parte daquilo que está acontecendo, porém uma parte não é vista por ele. O mesmo acontece com nós, muitas vezes enxergamos apenas aquilo que queremos e essa “cegueira” pode nos causar muitos problemas ao longo da nossa vida.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!