A Mente Humana - Primeira Temporada
Capítulo 3: Memória
1º Episódio: Como funciona a nossa memória?
Aprendemos e criamos memórias através de ligações de informações que você já tem, nessa hora ocorre a sinapse criando uma nova informação, que faz parte da memória de curto prazo. Para transformar a memória de curto prazo em permanente, o que chamamos de consolidação, precisamos de uma região do cérebro chamada hipocampo, que liga essas memórias ao neocórtex. Grande parte deste processo acontece durante o sono.
A memória, se for treinada, se desenvolve; se for esquecida, se atrofia. 5% dela está ligada à mente consciente, memória de curto prazo e memória sensorial. O restante dos 95% está ligada à mente subconsciente, memória de longo prazo.
Podemos dividir a memória em 3 camadas, que funcionam como um funil:
É ativada quando um dos seus 5 sentidos registra uma informação. O primeiro contato. Como o cérebro capta milhões de informações ao mesmo tempo, grande parte é descartada. A memória sensorial é o registro temporário das informações captadas pelos seus 5 sentidos.
Faz o trabalho de separar as informações que podem ser importantes. Memória de trabalho. Guarda principalmente informações das últimas 24 horas. Conectada com a mente consciente.
Guarda as informações que o cérebro entende como relevantes. Informações que são repetidas várias vezes, ao longo de um tempo, tendem a ser mais claras na memória. Assim como informações que carregam um grande impacto emocional.
O nosso estado mental/emocional e físico influenciam diretamente a memória. A nossa saúde, de modo geral, influencia muito na qualidade da nossa memória. Caso você queira melhorar a sua memória, o primeiro passo é identificar as emoções negativas que estão te influenciando, principalmente a raiva e o estresse. O segundo passo é reparar como está funcionando o seu metabolismo, o sono é muito importante para conseguirmos fixar aprendizados e organizar as idéias. O terceiro passo é regular a alimentação, a gordura influencia diretamente a memória.
A memória está diretamente ligada aos nossos sentidos (olfato, tato, paladar, visão e audição). Quanto mais canais dos sentidos usarmos, mais forte uma informação é memorizada. Outro fator muito importante são as emoções. Há dois fatores que vão influenciar na fixação de uma memória, o tempo e a intensidade. Os sentidos e as emoções estão ligados a intensidade da mensagem, já a repetição está ligada ao tempo.
Exercícios para treinar a memória:
Curiosidades da Memória
1-) O estresse e a ansiedade podem bloquear a sua memória.
2-) As memórias não são fixas como fotografias, elas sofrem edições todas as vezes que as acessamos, mesmo que mínimas.
3-) Quanto mais velhos ficamos, maior a quantidade de riquezas e detalhes conseguimos extrair das memórias.
4-) O nosso cérebro consegue armazenar cerca de 1000 terabytes de informações.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!