O que são ações?
Ações são pequenos pedaços de uma empresa. É como se a empresa fosse dividida em 1.000.000 de pedaços e você comprasse um ou mais pedaços dela. Ao se tornar investidor de um pedaço da empresa, você se torna sócio dela. Sendo sócio você tem direito aos lucros que ela distribui, e o relatório completo da empresa.
O Que é o Mercado de Ações?
O mercado de ações é um ambiente de negócios, onde são compradas ou vendidas as partes do capital social das empresas listadas na Bolsa de Valor.
E o mercado de ações está aberto para todo o público, isso significa que qualquer pessoa que deseja investir pode recorrer a ele a qualquer momento. Ao comprar uma ação, o investidor se torna acionista e começa a participar dos lucros ou prejuízos empresa.
Para se tornar um bom investidor o ideal é aprender tudo o que puder antes de começar a investir. Dessa forma, você ficará “fluente” na linguagem dos investimentos antes de começar a investir dinheiro de verdade de forma mais arriscada.
Por isso, dedique-se fazendo cursos, lendo livros, discutindo o assunto com outras pessoas e acessando blogs de finanças sobre o tema... Não se esqueça de que o melhor investimento possível é aquele que você faz em sua educação.
Com o tempo você entenderá melhor como funcionam os princípios básicos do mercado. Tais como queda ou alta de juros, inflação, valorização cambial, liquidez, e outras informações que podem influenciar os seus rendimentos.
Uma boa maneira para colocar seus conhecimentos em prática antes de investir é utilizando simuladores online da bolsa. São plataformas semelhantes ao sistema real, que negociam com apenas dinheiro fictício que permite você compra e vender as ações, sem precisar se preocupar com seu dinheiro de verdade.
Apesar de não existir um valor mínimo para começar a investir em ações, é recomendado juntar uma quantidade razoável de dinheiro antes de começar a investir. Um bom valor para iniciar suas atividades são a partir dos 5 mil reais.
Uma vez que você juntou essa quantia você estará pronto para começar a investir no mercado de ações, mas antes você precisará abrir uma conta em uma corretora, caso ainda não tenha uma, como veremos no tópico a seguir.
As corretoras são as instituições credenciadas pelo Banco Central, que fazem a conexão dos investidores com o mercado de ações. Por isso, todas as pessoas que pretendem investir em ações na bolsa de valores, precisam primeiro abrir uma conta em uma corretora.
Será por meio de uma corretora que o investidor irá fazer todos os seus investimentos. Podendo assim, comprar e vender ações, acompanhar as cotações, montar sua carteira de ativos, entre outras atividades.
Outra medida muito importante é checar se a corretora possui uma boa reputação no mercado e descobrir se ela realmente presta um bom serviço de atendimento a seus clientes.
No mundo dos investimentos, o individualismo é muito importante, porque cada pessoa tem um perfil de investidor diferente, ninguém é igual a ninguém e o que deu certo para um, pode não dar certo para o outro.
O primeiro passo que você deve tomar antes de começar a investir o seu dinheiro é, justamente fazer uma auto-análise de você mesmo para que na hora de escolher uma aplicação, que seja de acordo com o seu perfil.
Considerando os diferentes fatores que determinam o perfil de investidor, é possível chegar a três tipos básicos: conservadores, moderados e arrojados. Confere aqui o seu perfil de investidor.
O prazo de retorno do investimento também é chamado de payback. O payback é o tempo de retorno desde o investimento inicial até aquele momento em que os rendimentos acumulados tornam-se iguais ao valor desse investimento.
Ou seja, você precisa definir o período ou prazo que pode esperar até obter lucros com a sua aplicação. Em outras palavras: quanto tempo leva para um investimento pagar por si mesmo.
O que eu recomendo é, quando você bater a sua meta de lucro, busque por diversificar a sua carteira ou até mesmo reaplicar o dinheiro ganho no próprio investimento que gerou o lucro.
Ao seguir essas dicas, é possível começar os seus investimentos no mercado de forma tranquila e sem sustos. Por isso, é necessário estar atento ao mercado e em constante aprendizado.