A Mente Humana - Primeira Temporada
Capítulo 1: Mente Consciente
5º Episódio: A Interação com o subconsciente
O Consciente gera as ideias e as imprimem no subconsciente, que por sua vez dá suas formas e expressões.
A mente consciente, através dos 5 sentidos (olfato, paladar, visão, tato e audição), recebe informações internas (corpo) e externas (meio ambiente). Dessas informações, aquilo que não acreditamos ser real vai para o inconsciente e tudo que acreditamos ser real (crenças) vai para o subconsciente. A partir daí o nosso corpo começa a trabalhar para transformar essas informações em ideias e sentimentos, que resultarão em ações. Podemos concluir que a nossa realidade é formada por tudo aquilo que o nosso subconsciente tem como verdade.
O processo criativo começa com uma ideia, transforma-se em sentimento, e por fim numa vontade de agir. As ideias são impressas no subconsciente por meio de sentimentos, ou seja, os sentimentos são o elo entre a mente consciente e a mente subconsciente.
O subconsciente não gera ideias, mas aceita aquelas que a mente consciente tem como verdadeiras, e objetiva essas ideias. Por tanto, através do seu poder de imaginar e sentir, e a sua liberdade de escolher qual ideia acalentar, o homem tem poder sob sua criação.
O controle do subconsciente é obtido através do controle dos seus sentimentos e ideias, que são gerados a partir das suas crenças. Uma pessoa que não controla seus sentimentos pode facilmente imprimir no seu subconsciente estados indesejáveis. Controlar não quer dizer suprimir ou eliminar, mas sim disciplinar-se a imaginar e abrigar apenas sentimentos que contribuem para a sua felicidade. O controle dos sentimentos é muito importante para uma vida plena e feliz.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!