O Corpo Humano - Segunda Temporada
Capítulo 3: As Doenças do Século XXI
2º Episódio: A Insônia
Insônia é a dificuldade de uma pessoa em adormecer, permanecer dormindo ou ter um sono de qualidade e restaurador. Ela é caracterizada quando estas dificuldades tornam-se frequentes (pelo menos 3 meses) e prejudicam as tarefas do dia-a-dia, atrapalhando a vida de várias formas.
Existe um caso específico chamado de insônia de ajustamento, ela acontece quando um evento externo de grande relevância impacta a nossa vida. Quando perdemos um ente querido, por exemplo. Apesar de ser uma reação temporária e passageira, pode tornar-se crônica.
Apesar da insônia estar sempre associada a outros fatores como doenças, alimentação e exercícios físicos, a principal causa de insônia na maioria das pessoas é a privação do sono. A vida corrida, o excesso de trabalho e a tecnologia são os principais fatores causadores dela. Não podemos transgredir a nossa própria biologia, é necessário entendermos o funcionamento do nosso metabolismo e trabalharmos junto com ele. Em média um adulto deve dormir 8 horas por dia, sendo o período mínimo de 6 horas.
A segunda maior causa da insônia é o estresse. Ele faz com que o corpo fique tensionado e a mente acelerada, tudo ao contrário do ideal. Para uma boa noite de sono é necessário o silêncio, o escuro e o relaxamento. Se você dorme com a televisão ligada, saiba que é extremamente prejudicial para o seu sono. Deixe o estresse do trabalho longe de casa, pratique meditação e a respiração diafragmática.
Consequências a curto prazo da insônia: Fadiga excessiva, desatenção em atividades monótonas, dificuldade de atenção e concentração, pequenos acidentes no dia a dia, esquecimento de objetos e compromissos, e falta de energia em geral.
Consequências a longo prazo da insônia: Depressão, maior risco de desenvolver demências (como Alzheimer), maior o risco de infarto e AVC e estresse generalizado.
O que fazer para combater a insônia?
5 Medicamentos naturais para a insônia:
Os medicamentos naturais terão maiores efeitos em casos de insônia leve e moderada, nos casos de insônia grave o indicado é consultar um médico especializado.
Perdeu o episódio anterior? Não tem problema! [CLIQUE AQUI]
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!