Blog

Tipos de Investimentos Financeiros

Por Meu Curso Favorito - 30/05/2019
Tipos de Investimentos Financeiros

Investir significa colocar o seu dinheiro para trabalhar para você, é uma forma diferente de como acumular mais riqueza em sua vida. Nós do Meu Curso favorito vamos ajudar a reunir as melhores informações sobre como Investir o seu dinheiro com segurança! 

 

1. Poupança

 

A  Poupança é um tipo de conta bancária que é voltado para quem está começando a poupar renda e não se sente seguro em investir em aplicações maiores. Apesar da baixa rentabilidade, a Caderneta de Poupança, como é tradicionalmente conhecida, é ainda bastante utilizada pela população, em função do baixo risco e da facilidade, tanto em aplicar quanto de sacar o dinheiro.

 

 

Para calcular a taxa de rendimento da poupança é preciso levar em consideração essas duas taxas: a taxa Selic e a Taxa Referencial (TR)

 

 

  •  A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia.

 

  •  A taxa Referencial (TR), trata-se de um valor de orientação para corrigir diversos tipos de depósitos, como o FGTS e o rendimento da poupança a fim de, controlar a inflação.

 

 

 

 

2. CDB

 

O CDB (Certificado de Depósito Bancário)  é um título de renda fixa extremamente seguro, que é emitido pelos bancos como forma de captação de recursos com o objetivo de financiar suas atividades. Então, você faz empréstimo do seu dinheiro para a instituição bancária. Em troca, você recebe uma taxa de rentabilidade que é definida no momento da compra. 

 

Existem duas modalidades de CDB: Pré-fixados e os Pós-fixados.

 

 

  • Pós-fixados

Você sabe exatamente o quanto irá receber no vencimento. Por exemplo: CDB com vencimento em 12 meses, investimento mínimo de R$ 1.000,00 e retorno de 110% do CDI. Significa que o capital mínimo é de R$ 1 mil, que o dinheiro vai se valorizar 110% do índice CDI (bem próximo da Selic) e que, em um ano, você terá à disposição todo o valor original mais os rendimentos do período (antes do Imposto de Renda).

 

 

  • Pré-fixados

Você receberá um valor de acordo com o indexador. Os rendimentos prefixados são aqueles que você sabe exatamente quanto vão render ao longo do período. Por exemplo, 10% ao ano, nesse exemplo, isso significa uma valorização de 10% do seu dinheiro investido a cada ano (antes do Imposto de Renda).

 

 

 

 

3. Fundos de Investimento

 

Os Fundos de Investimento reúnem recursos financeiros de um conjunto de investidores por meio de uma instituição especializada,  com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação.

 

Um fundo é organizado sob a forma de condomínio e seu patrimônio é dividido em cotas, cujo o valor é calculado diariamente por meio da divisão do patrimônio líquido pelo número de cotas do fundo.

 

Os fundos de investimento podem ser classificados da seguinte forma:

 

  • Fundo de Curto Prazo;
  • Fundo de Longo Prazo;
  • Fundo de Renda Fixa;
  • Fundo de Ações;
  • Fundo Cambial.

 

 

 

 

4. Tesouro Direto

 

O Tesouro Direto é a forma mais simples, prática e segura de investir nos títulos públicos emitidos pelo Governo Federal. os títulos públicos são o investimento com o menor risco de crédito da economia e, por isso, essa aplicação financeira é a mais segura do mercado.

 

Existem algumas modalidades de aplicação no Tesouro Direto:

 

 

  • Tesouro Selic 

O Tesouro Selic é o mais indicado para quem está começando ou tem um perfil mais conservador. Selic tem baixa volatilidade, e tambem é bom para quem precisa de liquidez, ou seja, ocorrer alguma emergência, você pode resgatar os recursos aplicados antes do vencimento do título.

 

 

  • Tesouro Prefixado

 Os títulos prefixado,  significa possuir uma rentabilidade definida no momento da compra, tem o valor final pré-definido, que acaba sendo uma boa opção para quem pretende manter o dinheiro aplicado até o vencimento.

 

 

  • Tesouro IPCA

Os títulos indexados ao IPCA garantem a chamada rentabilidade real, que nada mais é que o retorno acima da inflação, que são as taxas de juros ofertada entre a data da compra até o vencimento.

 

 

 

 

5. Câmbio

 

O investimento em câmbio nada mais é do que a comprar moedas estrangeiras utilizando a moeda de seu próprio país, sendo no caso, o real. Por exemplo, a compra do dólar, euro ou libra, o investidor se beneficia na valorização da moeda comprada, obtendo lucros em cima da taxa cambial.

 

 

 

 

6. Ações

 

Ações correspondem às menores partes do capital social de uma empresa, seja a companhia aberta ou fechada. Portanto, têm como principal fator de risco a variação de preços das ações que são negociado no mercado organizado. Esses fundos de ações são mais indicados para quem tem o objetivo de longe prazo, ou para investidores com a maior exposição a riscos, em troca de uma expectativa de rentabilidade mais elevada. Clique aqui para definir o seu perfil de investidor.

 

Comprar ações de uma empresa é, na prática, se tornar sócio dessa empresa. Então, essas ações são pequenos pedaços de uma empresa, que são negociados na Bolsa de Valores entre os participantes do mercado, os famoso traders. E para poder comprar ou vender ações na bolsa de valores, o investidor precisa ter conta em uma corretora, e escolher em qual ação deseja investir.

 

Venha conferir também sobre investimento em setor imobiliário.

 

 

 

Gostou? Deixe seu comentário, compartilhe com os amigos e se cadastre para receber diversos conteúdos GRATUITOS como minicursos, ebooks, videoaulas, cursos, promoções e muito mais! É SÓ CLICAR AQUI

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Newsletter

Receba Minicursos, Videoaulas, eBooks e outros conteúdos gratuitos

Aguarde..