Como funciona a técnica Pomodoro?
A técnica se baseia dividindo o nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa para melhorar a agilidade do cérebro e estimular nosso foco. Em outras palavras, melhoramos nossa gestão do tempo e ficamos mais eficientes. Para colocá-la em prática você vai precisar de:
Primeiramente, você deve fazer uma lista de tarefas a serem desempenhadas durante o dia, depois basta dividir seu tempo em períodos de 25 minutos (chamados “pomodoros”) e trabalhar intensamente em suas tarefas nesses períodos.
Quando o timer tocar (ao fim dos primeiros 25 minutos), faça um X nas tarefas concluídas ou anote o status de seu trabalho (50% concluído, por exemplo) e faça um breve intervalo de 5 minutos. Nessa pausa, aproveite para fazer outras coisas não relacionadas à tarefa (ir ao banheiro, ligar para um cliente, tomar um café, etc).
A cada quatro ciclos, faça uma pausa maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar. Esses intervalos entre os pomodoros são fundamentais para “oxigenar o seu cérebro” e aumentar a agilidade mental. Vale lembrar que essas medidas de tempo são apenas as sugeridas no método clássico. Nada impede que você encontre o seu próprio equilíbrio e período de descanso ideal.
Quais os resultados?
Os objetivos dessa técnica estão ligados à diminuição da ansiedade e ao aumento do foco e concentração nas tarefas, evitando tempo desperdiçado e distrações.
Ao anotar no papel o que precisa ser feito, você consegue não só organizar melhor suas atividades, como também estabelecer metas para cada dia ou período. Assim, torna-se mais fácil acompanhar seus resultados e avanços.
Depois de alguns dias utilizando a técnica, você poderá notar alguns benefícios como as capacidades de:
A técnica pode ser usada para organização de tarefas de diversos tipos, como longos períodos de estudos, atividades a serem desempenhadas em um dia de trabalho, projetos que precisam ser terminados, atividades domésticas, dentre outras.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!