Blog

Sexto Sentido

Por Badiali - 25/11/2021
Sexto Sentido

A Mente Humana - Primeira Temporada


 

Capítulo 2: Mente Subconsciente


 

3º Episódio: Sexto sentido


 

Todas as informações chegam até nós através dos  nossos 5  sentidos,  como falado anteriormente, e a nossa realidade é  formada através da interpretação dessas mensagens. Mas e o sexto sentido, existe? Se existe, como funciona?

 

A ciência tenta provar o sexto sentido  há  muito tempo, mas uma coisa é  fato, ele é expressado necessariamente pelos outros 5 sentidos.

 

Os relatos de pessoas que se dizem sensitivas estão sempre relacionados com os nossos sentidos, por exemplo: dores no peito, visualizações, vozes, pensamentos e cheiros. Mesmo que a intuição seja identificada como um sexto sentido, este possível  sentido necessariamente é expressado pelos outros 5.

 

Nós interpretamos a realidade com base nas informações básicas que conseguimos ver e sentir, geralmente destinamos nossa atenção apenas para uma coisa específica e esquecemos que, na verdade, estão acontecendo milhões de coisas ao mesmo tempo, no mesmo cenário.

 

Por exemplo, no ar que respiramos contém milhões de moléculas e consequentemente milhões de informações estão sendo absorvidas pelo nosso corpo. Interações  moleculares, energias, gases e vibrações, tudo isso está agora exercendo influência sobre nós, mas nem nos damos conta disso. Isso acontece devido a um mecanismo do cérebro chamado de Sistema de Ativação Reticular (SAR), cuja função é filtrar as informações que são mais relevantes e importantes para nós.

 

Um exemplo clássico  do funcionamento do SAR é quando queremos comprar um carro específico, começamos a ver esse carro em todos os lugares. Isso não é uma coincidência, mas sim o seu cérebro dando atenção para aquilo que você quer.



 

Nomes dado ao sexto sentido:

 

 

Os Hindus chamam de Terceiro Olho.

Os Indianos chamam de Ajna (Sexto Chakra).

Os Espíritas chamam de Mediunidade.

Os Cientistas chamam de Glândula Pineal.

As mulheres chamam de Intuição Feminina.



 

Geralmente as mulheres possuem o sexto sentido mais aguçado, isso acontece pois são mais emotivas, enquanto que os homens, em geral, são mais racionais. Isto não é uma regra, mas está ligado aos hormônios característicos de cada sexo.

 

As informações são impressas no subconsciente através das emoções, por isso pessoas mais emotivas tem mais facilidade de perceber coisas que pessoas mais racionais não percebem. Isso  pode ser bom e ruim ao mesmo tempo, vai depender do seu autocontrole emocional.

 

No livro “A terceira mente” o autor, Luciano Bivar, descreve a intuição como um conjunto de informações e conhecimentos adquiridos ao longo da vida, e que afloram à mente tanto espontaneamente quanto em situações especiais. Na maioria das vezes, ela é despertada quando é necessário tomar um posicionamento ou decisão, ou fazer uma escolha.

 

No livro “O Poder do subconsciente", Joseph Murphy diz que os 5 sentidos estão ligados à mente consciente, e o sexto sentido ao inconsciente.

 

Unindo as  informações dos dois autores podemos  fazer uma breve reflexão:

 

O sexto sentido  resgata informações  e conhecimentos que estão dentro de nós, e está diretamente ligado ao inconsciente. O nosso  inconsciente carrega todas as informações presentes no nosso corpo, que estão impressas nos átomos, que formam nossas células, que formam nossos organismos, que formam nosso corpo. Esses átomos carregam informações de todo o universo, antes mesmo de existirmos. Portanto, podemos chegar a conclusão que através da intuição nós temos ligação direta com a inteligência universal.


 

Como desenvolver o sexto sentido? É possível?

 

Não posso te dar uma resposta lógica, racional. Mas posso te dar uma resposta baseada em fatos e experiências. É fato que pessoas que reconhecem que somos formados por uma trindade: Corpo, Mente e Alma, e trabalham cada uma delas, acabam tornando-se mais sensitivas.

 

Uma resposta para isso é que o nosso intelecto está toda hora nos bombardeando de informações, juntamente com o modo de vida que temos hoje, correria, prazos, compromissos, medos, a nossa mente está sempre lotada de informações. Quando atingimos um certo equilíbrio entre corpo, mente e alma, conseguimos identificar melhor quando nosso inconsciente quer nos passar informações.

 

 

Práticas que certamente vão equilibrar a sua vida:

 

 

 

Deixe nos comentários as suas considerações, perguntas e quais temas você gostaria que abordássemos aqui.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Newsletter

Receba Minicursos, Videoaulas, eBooks e outros conteúdos gratuitos

Aguarde..