A Mente Humana - Primeira Temporada
Capítulo 3: Memória
2º Episódio: Relação entre memória e inteligência
Memória e inteligência não são a mesma coisa. É possível que alguém tenha uma memória magnífica, mas pouca inteligência. Também é possível que alguém tenha uma memória fraca, mas muita inteligência.
Memória é a capacidade de armazenar, organizar e evocar as imagens, fatos, histórias e narrativas que foram absorvidas pelo cérebro ao longo da sua vivência. Existem diversos tipos de memória classificadas pela neurociência, mas iremos dividi-la em duas para entendermos de maneira mais simples:
Memória da narrativa, dos textos, das poesias e das histórias. Está armazenada ao lado esquerdo do cérebro e corresponde a 10% de todas as memórias.
Armazenada por meio de imagens, símbolos, mitos, ritos e gestos. Está armazenada ao lado direito do cérebro e corresponde a 90% de todas as memórias.
Inteligência é medida através da capacidade de uma pessoa em resolver problemas concretos. Uma pessoa inteligente tem mais facilidade em utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo da sua vida e utilizá-los da melhor maneira para resolver problemas. Porém uma pessoa pode ser extremamente inteligente em uma área e ter grandes dificuldades em outras. Por isso iremos dividir a inteligência em 9 subgrupos:
1. Inteligência lógico-matemática
A inteligência lógico-matemática diz respeito à aptidão para lidar com operações matemáticas e abordagens lógicas. Esse tipo de inteligência implica em boas habilidades indutivas e dedutivas que permitem que o indivíduo reconheça padrões e tendências com facilidade.
2. Inteligência linguística
A inteligência linguística está associada à habilidade de usar palavras e linguagem de forma efetiva. Isso envolve a articulação de argumentos e discursos de forma clara e direta, capaz de transmitir uma mensagem ou atingir objetivos através da fala.
3. Inteligência visual-espacial
A inteligência visual-espacial consiste na aptidão em visualizar e entender o mundo em três dimensões. Esse tipo de inteligência é comum entre pessoas com imaginação muito ativa.
4. Inteligência corporal-cinestésica
A inteligência corporal-cinestésica está relacionada ao uso eficiente do corpo. Manifesta-se geralmente na forma de coordenação motora, coordenação óculo manual e pedal e coordenação entre mente e corpo.
5. Inteligência musical
A inteligência musical é a capacidade de compreender e identificar tons, timbres, ritmos e outros elementos relacionados ao som.
6. Inteligência interpessoal
A inteligência interpessoal é aptidão para compreender e interagir com outras pessoas de forma efetiva.
7. Inteligência intrapessoal
A inteligência intrapessoal é a habilidade de conhecer a si mesmo, respeitando seus próprios sentimentos, desejos, limitações e motivações.
8. Inteligência naturalista
A inteligência naturalista consiste na facilidade em entender a natureza e seus elementos, sejam vivos ou não vivos. Isso inclui a compressão de animais, plantas, chuva, mar, terra, etc.
9. Inteligência existencial
Proposta por Gardner em 1999, a inteligência existencial consiste na habilidade de entender questões profundas relacionadas à existência, ao sentido da vida e a temas espirituais. Esse tipo de existência se manifesta através de um forte interesse por buscar respostas sobre esse tipo de assunto.
Nós conseguimos identificar pessoas com uma memória fantástica, também conseguimos identificar pessoas muito inteligentes em diferentes aspectos. Mas a grande verdade é que todos nós conseguimos trabalhar esses fatores, a ponto de atingirmos resultados surpreendentes. A memória através de práticas e repetições, e a inteligência através do conhecimento e da prática deles.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!