Blog

O Estresse

Por Badiali - 31/01/2022
O Estresse

O Corpo Humano - Segunda Temporada


 

Capítulo 3: As Doenças do Século XXI



 

1º Episódio: O Estresse

 

O estresse é a forma com que o nosso corpo reage frente a algumas situações que ele considera perigosa ou ameaçadora. independente de você ser uma pessoa calma ou nervosa, o corpo produz hormônios que estão relacionados diretamente com o estresse, ou seja, ele é necessário para nós. O problema começa quando acontece um excesso ou acúmulo de estresse.

 

Existem, pelo menos, duas formas de estresse:

 

Agudo: É mais comum e está ligado a eventos recentes ou algo que vai acontecer. Por exemplo, um dia de prova.

 

Crônico: Aparece de forma mais constante e persistente, sem que haja novos eventos acontecendo. Por exemplo, relacionamento abusivo.


 

As causas do estresse podem ser diversas, mas podemos qualificar em dois grupos: Fatores objetivos e fatores subjetivos. Os objetivos dizem respeito ao externo, situações e fatores que não dependem de você para existirem, como por exemplo o trânsito, um chefe chato, um trabalho exaustivo ou a perda de alguém importante.

Os fatores subjetivos dizem respeito ao interno, situações que você mesmo cria. Pensamentos, crenças e valores. É a forma que você irá reagir diante das situações adversas, independente de fatores externos, nós sempre temos o poder da escolha.


 

Principais sintomas do estresse crônico:

 


 

Além de sintomas leves que são notáveis no cotidiano, o estresse crônico pode levar a consequências gravíssimas ao longo prazo. O estresse é o maior causador de doenças no mundo e a frequência e o tempo são os principais fatores que podem desencadear uma série de problemas:

 

  • Aumento de pressão arterial;
  • Tensões/dores musculares;
  • Dor de cabeça;
  • Problemas de pele;
  • Ansiedade;
  • Depressão.


 

Realmente a vida não é fácil e pode ser bem estressante, mas o fato é que nós precisamos aprender a conviver com isso e tirar o melhor proveito possível, cuidando ao máximo de nós mesmos. Nós temos o poder de criar a nossa realidade e tomar as melhores decisões possíveis a todo momento, por isso o autoconhecimento é essencial para termos uma vida saudável e repleta de conquistas.

 

Esteja presente: A meditação é uma das melhores maneiras de praticar a presença. Atividades como exercícios físicos ou um hobby que prenda a sua atenção também são excelentes para cultivar o agora.

 

O poder da respiração: A respiração tem o poder de acalmar e regular o corpo. Pratique a respiração completa ou a diafragmática.

 

Sofrer antecipadamente: Mude o seu ponto de vista, faça aquilo que está ao seu alcance, dê o seu melhor e deixe que as coisas fluam como devem ser. Criar expectativas pode atrapalhar o processo e gerar ansiedade.

 

Aceite o que é: A única coisa que existe é o agora. Não existe o se, o mas e o porém. Aceite aquilo que é, e caso não seja do seu agrado, faça o que está ao seu alcance para mudá-lo. Muitas vezes queremos mudar o mundo, mas a melhor forma de fazer isso é mudando nós mesmos.

 

Ocupe sua mente: Mantenha-se ocupado o suficiente para que os pensamentos negativos, destrutivos e repetitivos não influenciam suas ações e sentimentos.




 

Perdeu o episódio anterior? Não tem problema! [CLIQUE AQUI]


 

Deixe nos comentários as suas considerações, perguntas e quais temas você gostaria que abordássemos aqui

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Newsletter

Receba Minicursos, Videoaulas, eBooks e outros conteúdos gratuitos

Aguarde..