Blog

A Magia dos Sonhos

Por Badiali - 29/11/2021
A Magia dos Sonhos

A Mente Humana - Primeira Temporada


 

Capítulo 2: Mente Subconsciente


 

5º Episódio: A magia dos sonhos

 


Sonhos são experiências psicológicas que temos enquanto dormimos. Elas tendem a refletir sobre os acontecimentos do dia, vivências do passado e até mesmo premonições. Tudo que te envolve emocionalmente o cérebro tende a reproduzir nos sonhos, a ciência acredita que é uma maneira dele encontrar soluções  para os seus problemas.


 

Vamos dividir o sono em 3 partes:

 

Parte 1- Limpeza e ressignificação;

Momento de transição do estado de vigília para  o sono leve. A atividade cerebral começa a diminuir e o cérebro limpa e organiza as informações processadas durante o dia.

 

Parte 2- Sono profundo, insights e conexão com a espiritualidade;

Estado de maior relaxamento durante o sono, onde prevalecem as ondas Delta, que são as de menor frequência. Momento em que o subconsciente está totalmente exposto e o inconsciente se manifesta. A espiritualidade acredita que é o momento em que o espírito deixa o corpo.

 

Parte 3- Sonhos, sono REM e empoderamento de ações.

Parte final do sono, onde a atividade cerebral chega praticamente no mesmo nível de quando estamos despertos. É o período onde mais sonhamos, geralmente são destes sonhos que nos lembramos ao acordar. Nosso cérebro começa a nos preparar para as atividades do dia.


 

Todos nós sonhamos várias vezes durante o sono. Muitas pessoas não conseguem e acham que não sonham, mas todos nós sonhamos. Existe uma técnica para lembrarmos dos nossos sonhos que funciona muito bem!

 

Ao acordar, escreva em algum lugar as lembranças dos seus sonhos, e quando se esquecer de algo ou mesmo se não lembrar de absolutamente nada, invente uma história. O seu subconsciente vai entender que aquilo está errado e começará a mandar as lembranças para sua mente consciente.


 

Sonho lúcido é possível?

 

A auto sugestão ajuda no processo do sonho lúcido, a dúvida sobre estar dormindo pode ajudar no despertar durante o sonho. Uma ótima técnica é tapar as narinas e tentar inspirar, claro que o ar não passará. Faça isso algumas vezes por dia, todos os dias, a tendência é que seu cérebro reproduza isso em sonho. A diferença é que no sonho o “ar” passará reto, como se não estivesse com o nariz tapado, neste momento a sua consciência perceberá que está sonhando. Com a prática, ao longo do tempo, começará a controlar melhor os seus sonhos, conseguindo acessar memórias e até mesmo fazendo viagens astrais.


 

Sonhos premonitórios

 

Ainda não temos comprovações científicas a respeito das premonições vindas dos sonhos, mas sabemos que elas existem. Há inúmeros casos e histórias de pessoas que sonharam com alguma coisa que depois veio acontecer.

 

Preste atenção nas informações sensoriais presentes no sonho, quanto mais vívidas e reais elas forem, mais impacto terá sobre a sua realidade. O sentimento de urgência também caracteriza um sonho premonitório, quando você acorda com a vontade de fazer algo ou estar em algum lugar, mesmo que, num primeiro momento, não saiba o quê ou onde. Estes sonhos são geralmente observados em terceira pessoa, como se dissesse respeito a outras pessoas.


 

Curiosidades dos sonhos

 

1 – Você esquece 90% dos seus sonhos

Cinco minutos depois de acordar, metade do seu sonho é esquecido. Dez minutos depois, 90% é esquecido.

 

2 – Pessoas cegas também sonham

Pessoas que se tornaram cegas após o nascimento podem ver imagens em seus sonhos. As pessoas que nascem cegas não veem quaisquer imagens, mas também têm sonhos vívidos envolvendo seus outros sentidos: audição, olfato, tato e emoção.

 

3 – Todo mundo sonha

Todo ser humano sonha (exceto em casos de extrema desordem psicológica). Se você pensa que não está sonhando, você simplesmente esqueceu dos seus sonhos.

 

4 – Em nossos sonhos, vemos apenas faces que já conhecemos

Nossa mente não está inventando rostos – em nossos sonhos, vemos rostos de pessoas reais que vimos durante a nossa vida, mas podemos não lembrar dessas pessoas. Todos nós já vimos centenas de milhares de rostos ao longo de nossas vidas, por isso temos uma infinidade de personagens para o nosso cérebro utilizar durante os sonhos.

 

5 – Sonhos são simbólicos

Se você sonha sobre algum assunto em particular, não é comum que o sonho seja sobre isso. Os sonhos falam em uma linguagem profundamente simbólica. Seja qual for o seu sonho, é mais provável que seja um símbolo para si.

 


 

Deixe nos comentários as suas considerações, perguntas e quais temas você gostaria que abordássemos aqui

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Newsletter

Receba Minicursos, Videoaulas, eBooks e outros conteúdos gratuitos

Aguarde..