O Corpo Humano - Segunda Temporada
Capítulo 3: As Doenças do Século XXI
3º Episódio: A Ansiedade
Ansiedade, por definição, é a resposta a uma ameaça futura. Ela está diretamente ligada ao medo. É uma forma natural que o nosso corpo tem de agir diante de possíveis situações de perigo. Para exemplificar, o medo é o que sentimos quando estamos de frente com um leão, e a ansiedade é o que sentimos quando imaginamos que podemos encontrar um leão. Apesar de ser uma reação natural do corpo e necessária para a nossa sobrevivência, se não controlada e equilibrada ela pode se tornar patológica.
Nós não podemos definir causas específicas para a ansiedade, pois ela é multifatorial, ou seja, existem diversos fatores que podem proporcionar o desequilíbrio do corpo e que agem simultaneamente.
Todos os casos de ansiedade têm em comum três fatores de grande influência:
Biológicos: Algumas pessoas são geneticamente mais sensíveis a ameaças e isso contribui para o desenvolvimento da ansiedade, apesar de ajudar em outros fatores. Algumas pessoas têm alterações na estrutura e na química do corpo.
História de vida: Modelo familiar, a convivência com pessoas ansiosas na infância podem influenciar na vida adulta. Regras, punições e recompensas podem facilitar o desenvolvimento de quadros ansiosos. Dificuldades na escola, principalmente em adaptação social. Privações de prazeres e altas expectativas em relação a performance.
Ambiente: Redes sociais, determinados tipos de trabalho, dificuldades financeiras, sobrecarga de trabalho, diminuição de fatores protetores (Contato social e com a natureza, atividade física, exposição a luz solar e alimentação) e relacionamentos problemáticos.
Não podemos excluir fatores adjacentes e culpar apenas uma causa. A ansiedade é um conjunto de causas que precisam ser entendidas e analisadas para que sejam tomadas as devidas medidas.
A ansiedade não tratada pode gerar uma série de problemas, principalmente a médio e longo prazo, tais como: aumento do cortisol, aumento de gordura no corpo, maior risco a obesidade, diabetes hipertensão e alterações no colesterol. Além disso, a ansiedade crônica é capaz de aumentar os processos inflamatórios em geral no organismo, especialmente no cérebro, acelerando o envelhecimento cerebral. Também existe uma maior associação com dores crônicas incluindo fibromialgia e cefaléia. Sobrecarga no sistema cardiovascular aumentando o risco de AVC e infarto e a diminuição da qualidade de vida envolvendo a cognição, memória, agilidade física e habilidades sociais.
Não podemos simplesmente nos aceitar como pessoas ansiosas e estressadas, temos que buscar conhecimento para retomar o controle do nosso corpo e adquirir ferramentas para melhorar a nossa qualidade de vida.
Assim como as causas da ansiedade são complexas e multifatoriais, não existe um remédio ou algo que promova a cura instantânea. Da mesma forma que ela aparece, você deve percorrer o caminho contrário, ou seja, as suas crenças, hábitos e pensamentos geraram ansiedade em você, portanto você deve analisar e identificar os fatores que contribuem para este resultado negativo.
Identifique as crenças negativas, hábitos ruins e mude a forma de enxergar o mundo e lidar com problemas. Evidente que esta prática não é fácil, requer muita força de vontade e tempo para que a mudança aconteça. Muitas vezes vamos precisar de ferramentas externas para nos auxiliar neste processo, como terapia e remédios.
Nós indicamos que procure entender melhor como o seu corpo e a sua mente funcionam, pois aprendendo isso, terá mais facilidade em identificar e corrigir o que está lhe causando mal. Esta prática se chama Introspecção, que é o ato pelo qual o sujeito observa os conteúdos de seus próprios estados mentais, tomando consciência deles.
Pensando em lhe ajudar, nós produzimos uma série a respeito da mente, e esta segunda temporada a respeito do corpo. Leia nossos artigos, juntos formam um conteúdo simplificado mas muito rico que vai lhe ajudar a se tornar uma pessoa melhor!
Perdeu o episódio anterior? Não tem problema! [CLIQUE AQUI]
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!